segunda-feira, 31 de outubro de 2011







Viagem de Estudo 


Dia 07/10/11 em uma sexta-feira, fomos para Curitiba nós visitados vários lugares por la.

*Jardim Botânico
*O jardim das Sensações
*Ópera de Arame
*Museu Oscar Niemeyer
*Parque Tanguá 
*Mesquita
*Parque do Papa João Paulo II

Assista o video

domingo, 30 de outubro de 2011

Sistema Circulatório 
sistema circulatório também chamado de sistema cardiovascular é constituído por:coraçãovasos sanguíneos (artériasveias e capilares)e vasos linfáticos. É o responsável, através do transporte do sangue, pela condução, distribuição e remoção das mais diversas substâncias do sangue e para os tecidos do corpo. Também, é essencial à comunicação entre vários tecidos;
É responsável por conduzir elementos essenciais para todos os tecidos do corpo: oxigênio para as células, hormônios (que são liberados pelas glândulas endócrinas) para os tecidos, condução de dióxido de carbono para sua eliminação nos pulmões, coleta de excreções metabólicas e celulares, entrega de excreções nos [sistema excretor|órgãos excretores], como os [rins], tem importante papel no sistema imunológico na defesa contra infecções, termo-regulação: calor, vasodilatação periférica; frio, vasoconstrição periférica. Transporte de nutrientes desde os locais de absorção até às células dos diferentes órgãos. Ele transporta o sangue por todas as partes do corpo. Os ductos que ligam o coração até outras partes são as veias.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011


Fizemos na aula de ciências uma 
musica sobre boa alimentação
espero que gostem! 
    Musica da Boa alimentação
Para ter boa alimentação
Devemos variar 
Comer de tudo um pouco
Para nos alimentar.
Falar de alimentação 
Que racional deve ser
Que dizer, ter atenção
Ao que vamos comer.
Vamos então estudar
Uma dieta boa
E as meninas ensinarem
A comerem com proveito.
De manha faz bem
Um copo de leito cheio
E pão com queijo também
Com manteiga pelo meio.
Não se esqueça das saladas
Ou de legumes cozidos
Com suas cores variadas
Fazem pratos coloridos.
Vamos as crianças bem alimentar 
E de sua saúde
Em qualquer faze da sua vida
A alimentação ser medida.
Para ter um corpo são
É preciso uma boa alimentação 
Que sendo bem balanceada 
A vida será aproveitada.
Em seu prato tem que ter de tudo
E isto é provado pelo estudo
Verduras, frutas, sais minerais 
À vontade nunca é demais!
Autoras: Natóia, Jéssica e Alana.

Sistema Respiratório
Órgãos do aparelho respiratório
Órgãos do aparelho respiratório
Através do sistema respiratório o organismo humano realiza as trocas gasosas, eliminando o gás carbônico e absorvendo o oxigênio. Esse processo envolve diversas estruturas, sendo: o nariz (as narinas), a faringe, a laringe, a traqueia, os brônquios e os alvéolos pulmonares.
Cada uma dessas estruturas possui especializações relacionadas à função que desempenham, por exemplo: no interior das narinas é secretado um muco polissacarídeo que, associado à presença de pelos, auxiliam na defesa do organismo, impedindo a entrada de impurezas (filtrando o ar), retendo partículas indesejáveis e micro-organismos patogênicos.
Após inspirado, entrando pelas narinas (cavidade nasal), o ar passa para a faringe, uma região que comunica o sistema digestório ao respiratório através de uma válvula denominada epiglote. A cavidade nasal possuem células epiteliais que a revestem e protegem. Essas células produzem muco que umedece as vias respiratórias e retém partículas sólidas e bactérias presentes no ar que inspiramos como se fosse um filtro. Portanto, é nas cavidades nasais que o ar que inspiramos é filtrado, umedecido e aquecido.
Durante o processo respiratório, a epiglote permite a passagem de ar de forma a não fechar a abertura de acesso à laringe em relação à glote. Em seguida, o ar inspirado atinge então a região da laringe (estrutura formada por cartilagem), local onde se encontra as cordas vocais que proporcionam a voz, a partir da emissão de uma corrente de ar que vibra as pregas vocais produzindo o som.
Imediatamente o ar percorre a traqueia, que se divide (bifurca) em dois ramos chamados brônquios, um em direção ao pulmão direito (que contém três lóbulos) e o outro para o pulmão esquerdo (com dois lóbulos). Dos brônquios partem numerosos canalículos (os bronquíolos), e em suas terminações encontram-se os alvéolos.
Nos alvéolos ocorrem as hematoses, processo em que os gases se difundem de acordo com o gradiente de concentração (do meio de maior concentração para o de menor concentração), ou seja: o maior teor de gás carbônico presente no sangue venoso se difunde dos capilares pulmonares para o interior dos alvéolos; e o maior teor de oxigênio no interior dos alvéolos se difunde para os capilares pulmonares, onde o O2 é assimilado pelos íons ferro presentes na molécula de hemoglobina contida nas hemácias.

A concentração do gás carbônico é maior dentro das células, e o gás passa dos tecidos para o sangue. A maior parte do gás carbônico reage com água no interior das hemácias formando o ácido carbônico (H2CO3) que se dissocia em íons H+ e íons bicabornato. Os íons H+ se ligam a moléculas de hemoglobina, enquanto que os íons bicabornato (HCO3-) vão para o plasma sanguíneo. Cerca de 23% do gás carbônico liberado pelos tecidos associam à hemoglobina e formam a carboemoglobina.
Os íons bicabornato, ao passar pelos alvéolos entram nas hemácias e se reassociam aos íons H+. Dessa forma tem-se novamente ácido carbônico que se transforma em água e gás carbônico que será difundido para os alvéolos, sendo então eliminado na expiração.
O gás carbônico é eliminado por meio da expiração, efetuando o percurso inverso ao da inspiração: alvéolos, bronquíolos, brônquios, traqueia, laringe, faringe, cavidade nasal, narinas e meio externo.
Todo esse processo ocorre em consequência ao movimento periódico da musculatura do diafragma e também de músculos que, interligados às costelas (músculos intercostais), harmonizam uma alteração do volume torácico:
- Na situação de contração do diafragma (deslocando-se para baixo) e relaxamento dos músculos intercostais (expansão das costelas), a cavidade torácica tem seu volume aumentado, proporcionando uma baixa pressão no interior do pulmão, o que resulta na entrada de ar (rico em oxigênio);
- Na situação de relaxamento do diafragma (deslocamento para cima) e contração dos músculos intercostais (retração das costelas), a cavidade torácica tem seu volume diminuído, proporcionando uma alta pressão no interior do pulmão, resultando na saída de ar (rico em gás carbônico).






   FONTE: http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-respiratorio.htm
Boa Alimentação 
A boa alimentação é essencial para uma vida saudável, pois é nos alimentos que se encontram os nutrientes necessários ao funcionamento do organismo. Uma alimentação de qualidade é equilibrada e proporciona disposição para o trabalho, lazer e garante a qualidade de vida. Os nutrientes dos alimentos são utilizados para produção de energia, para o crescimento e reparação dos tecidos que compõe os músculos, ossos e pele.
As fibras são importantes para manter o bom funcionamento do intestino, prevenir o câncer intestinal, auxiliar na sensação de plenitude (saciedade) e até reduzir as concentração sangüínea de colesterol. Aveia, feijão, frutas com cascas comestíveis, vegetais folhosos (preferencialmente crus), grãos e cereais integrais são especialmente ricos em fibras.




FONTE:http://www.sinomar.com.br/portal/conteudo.asp?codigo=666&page=58


As oficinas do SPE
 As oficinas foram dinamicas, é para nós tirar nossa 
duvidas e ter mais conhecimento.
O que fizemos em sala de aula foi mutio importante na 
nossa vida.
Aprendemos sobra DSTs e AIDS, camisinha feminina e 
masculina. Anticoncepcionais. pírula etc. 


terça-feira, 25 de outubro de 2011

Puberdade


A puberdade é um período que ocorre mudanças biológicas e fisiológicas, é uma fase que prepara o ser humano para a maturação sexual e a reprodução. Essa fase não deve ser confundida como sinônimo de adolescência, pois a puberdade faz parte da adolescência. Neste período, são observadas as seguintes mudanças nos meninos: surgimento de pêlos nas regiões axilares, inguinais e torácicos; aumento em volume dos testículos e tamanho do pênis; crescimento de pêlos faciais; diferenciação da voz; alargamento dos ombros; desenvolvimento da massa muscular; aumento do peso e estatura inicio da produção de espermatozóides. Já nas meninas, as mudanças são: estirão de crescimento, expansão óssea da cintura pélvica; principio do ciclo menstrual; surgimento de pelos nas regiões axilares e inguinais; depósito de gordura nas nádegas, quadris e coxas; desenvolvimento das mamas.
Fig 2.jpg

Adolescência 

O equilíbrio da adolescência é a rebeldia.
A adolescência é uma das metamorfoses mais complicadas e importantes na vida. Mas com todas as suas virtudes e defeitos, a estranheza desta fase poderia não ser o comportamento rebelde dos filhos, visto que isso pode ser evitado. A família deve estabelecer um relacionamento baseado na comunicação: assim, os pais estarão conscientes da vida das crianças em todos os momentos e acima de tudo, eles terão mais confiança nelas.
Quando os pais tentam aliviar a doença da adolescência, por vezes cometem um dos erros mais comuns: pensar que a cura está no poder da sua autoridade, consubstanciado a punição nos gritos. A conseqüência disso é que corroem o espírito delas e as crianças tornam-se mais rebeldes com o passar dos anos.

rebelde.jpgAdolescência, Infância e Rebeldia




Autoestima 
Muitas pessoas têm a palavra de auto estima  na mente, mas de fato não sabem como ela pode interferir na sua vida e como ela pode te ajudar a dar voltas e reviravoltas naquele cenário que já conhecemos, o fato é que se você confia em você, você tem auto estima e pode tudo.
Mas como ter auto-estima? Simples, você tem que saber que com você tudo se torna possível, você ter em mente que você quer, você pode é essencial, acreditar em você é o primeiro passo para você vencer seus medos e anseios da vida, é o primeiro passo para você construir uma auto estima forte e inabalável.
Para você ter essa auto-estima vale também você pensar em quem vive em você, pense-nos benefícios que você traria para sua família, pense no quão bem vinda você seria, e assim você teria uma bem forte, com tudo aquilo que você queria nos seus pés.
Ter auto estima, como o próprio nome diz, depende de você (auto), nunca duvide do seu próprio potencial.




Como ter auto-estima?
FONTE:http://www.blogbrasil.com.br/como-ter-auto-estima/